APIs de tradução automática

De TradWiki 2.0

Quando se usa tradução automática em ferramentas CAT é necessário usar uma API (de Application Program Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos). Essa API é que compatibiliza a comunicação entre a ferramenta CAT e a ferramenta de tradução automática desejada. Algumas dessas APIs exigem chaves, que precisam ser obtidas junto a seus fornecedores. Abaixo estão algumas informações.

  • Google Translate - Talvez o mecanismo de tradução mais conhecido, ele é gratuito quando usado em navegador, mas é pago quando usado com API (requer o cadastramento de um cartão de crédito). Funciona com qualquer idioma, mas é preciso lembrar que a tradução é sempre feita envolvendo o inglês. Por exemplo, para traduzir do francês para o português, esse mecanismo traduz primeiro do francês para o inglês e depois do inglês para o português, o que gera às vezes resultados hilários. Preço: US$ 20 para 1 milhão de caracteres. Para obter uma chave siga as orientações deste tutorial. Funciona na maioria das ferramentas CAT.
  • Microsoft Translator ou Bing - Outro mecanismo muito conhecido, que também faz triangulação com o inglês (veja Google Translate acima). Também é pago, mas concede uma franquia de 2 milhões de caracteres por mês no plano básico, o que geralmente é suficiente para um tradutor de produção média. Um cartão de crédito é exigido apenas para planos superiores, com preços a partir de US$ 39,84 para 4 milhões de caracteres. Para obter a chave clique aqui e siga as instruções. Funciona no Wordfast, no memoQ e no OmegaT.
  • iTranslate4.eu - Agregador de mecanismos de tradução automática, principalmente voltado a idiomas do leste europeu, mas também inclui mecanismos bem conhecidos como Systran e ProMT. Funciona no memoQ, SDL Studio e Wordfast. Para obter uma chave é preciso se cadastrar aqui e seguir as instruções. Custo: 7 euros para 1 milhão de caracteres.
  • Wordlingo - Apenas para Wordfast Classic, tem bons resultados para idiomas europeus ocidentais quando o inglês não é um deles. Gratuito, não requer chave.
  • MyMemory - Pesquisa numa base imensa de memórias de tradução e faz ajustes em termos que não coincidem. Funciona com qualquer ferramenta CAT desde que codificado. Integrado no Wordfast. Gratuito, não requer chave.