Agências de tradução

De TradWiki 2.0

As agências são intermediários entre a empresa solicitante de tradução e o tradutor. Qualquer empresa pode buscar os serviços de uma agência, a fim de otimizar o gerenciamento do projeto de tradução.

Empresas grandes e com grande volume de projetos costumam buscar as agências, já que muitos fatores devem ser considerados em um projeto: seleção de tradutor(es) de acordo com experiência, especialização, produtividade, ferramentas de auxílio ao tradutor (CAT Tools), custos de tradução, prazo, estilo, etc. As agências contam com uma equipe interna que pode ser composta por Gerentes de projeto (PMs), tradutores internos, revisores, designers, engenheiros de software, profissionais de editoração eletrônica, departamento financeiro, setor de recursos humanos entre outros profissionais. Por trabalharem especificamente no segmento de tradução, as agências podem lidar com fatores desconhecidos pelos clientes e gerenciar os projetos de forma otimizada.

Existem agências de vários portes, e cada uma opta por remunerar seus colaboradores de acordo com seu próprio orçamento e estratégia de negócios. Por isso, os valores por projeto podem variar. O mais comum é que as agências façam a cotação do projeto para o tradutor 'por palavra', mas também é possível realizar a cotação por lauda, por hora ou por projeto fechado. Os prazos de pagamento também variam a cada agência. Projetos realizados por tradutores externos podem ser pagos imediatamente após sua entrega, ou com prazos que variam conforme os processos administrativos da agência.

Nem todas as agências exigem emissão de Nota Fiscal. No caso de agências estrangeiras, a Nota Fiscal, que tem fins de tributação, perde o propósito. Nesses casos, uma fatura simples (Invoice) que traga os dados do cliente, do prestador de serviço e do projeto é o bastante para a realização do pagamento por parte da agência. No caso de agências brasileiras, a emissão da Nota Fiscal é necessária por questões legais.

Para receber pagamentos internacionais, é possível recorrer a serviços como Paypal, Skrill (antigo Moneybookers), contas no exterior, transferências bancárias, entre outros.