This wiki has been closed because there have been no edits or logs made within the last 60 days. This wiki is now eligible for being adopted. To adopt this wiki please go to Requests for adoption and make a request. If this wiki is not adopted within 6 months it may be deleted. Note: If you are a bureaucrat on this wiki you can go to Special:ManageWiki and uncheck the "closed" box to reopen it.

Nota Fiscal

De TradWiki 2.0
Ir para navegação Ir para pesquisar

Nota fiscal é o nome dado ao documento tributário apresentado pelo fornecedor de um produto ou serviço para comprovar a entrega ou execução de tal produto ou serviço. No Brasil, pode existir de duas formas: eletrônica ou em papel. Embora popularmente fale-se em nota fiscal de pessoa física, a nota fiscal é sempre de pessoa jurídica, já que necessariamente é acompanhada de um número de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).

No mercado brasileiro da tradução, são muitos os clientes que exigem nota fiscal de prestação de serviço, pois precisam dela para os sistemas financeiros internos a fim de evitar sonegação de impostos. Assim, o tradutor precisa abrir uma empresa a fim de prestar serviço a esses clientes.

Outra maneira de prestar serviço como pessoa física sem necessidade de abertura de empresa é a emissão de RPA, mas essa prática gera custos adicionais ao cliente e vem sendo reduzida no mercado.