O que é a TradWiki

De TradWiki 2.0

A TradWiki é uma enciclopédia de tradução feita por tradutores e pesquisadores da área. Reúne informações sobre os mais diversos aspectos da prática profissional e reflexões sobre tradução e interpretação. Os artigos são escritos por colaboradores dispostos a compartilhar voluntariamente seu conhecimento profissional, cientes de que, numa plataforma wiki, todos podem escrever, revisar e melhorar o que já foi escrito.

Use a caixa de pesquisa no alto à direita para procurar algum assunto de seu interesse. Caso o artigo sobre o assunto não exista, você terá a opção de criar uma nova página para escrever sobre o assunto de seu interessa, mas também pode sugerir que algum colega mais experiente escreva. Também pode iniciar o artigo com informações gerais para serem desenvolvidas e aprofundadas com o tempo, por você mesmo e pelos demais colaboradores.

Para colaborar, basta se cadastrar em Entrar / criar conta e comunicar seu interesse em colaborar aos administradores para que possamos liberar seu acesso.

Essa comunicação pode ser feita:



Autoria e visibilidade[editar | editar código-fonte]

Embora a autoria possa ser coletiva nos artigos de um wiki, isso não significa anonimato nem invisibilidade. O autor de cada frase ou alteração fica registrado e pode ser visto no histórico das páginas. Por isso, tanto quanto num blog, ou numa rede social, os leitores têm como saber quem escreveu ou modificou o quê. Por enquanto (em 8/8/2013) só escreve na TradWiki quem se registrar no site. Por esse motivo, é interessante que os colaboradores registrem-se com seu nome e sobrenome para receber o devido crédito por suas colaborações.

Página pessoal[editar | editar código-fonte]

Os colaboradores ganham um link automático para os seus nomes, com uma página própria onde podem escrever um breve currículo e postar links para sua páginas profissionais, blogs, perfis do Facebook, Twitter, LinkedIn, etc. A TradWiki também é vitrine profissional, embora não seja, exatamente, uma rede social, mas uma central de referência. Imagine como seria o seu perfil numa enciclopédia, pois é, ele agora pode existir.

Quem é o leitor da TradWiki[editar | editar código-fonte]

Diariamente, mais e mais pessoas se interessam por tradução e chegam às comunidades de tradutores da Internet com diversas dúvidas recorrentes. Na TradWiki, podemos concentrar as respostas e discussões sobre essas questões num mesmo lugar e de uma vez só — com a vantagem de podermos ir aprimorando e enriquecendo o conteúdo à medida que a profissão vai evoluindo, e nós com ela. Todo esse conteúdo construído por tradutores e para tradutores também estará disponível para o público geral, inclusive para clientes de tradução, que também precisam de informações relevantes para saber contratar serviços de tradução e interpretação de maneira criteriosa.

Estilo dos artigos[editar | editar código-fonte]

Os textos devem ser objetivos, informativos e diretos, incluir referências, sempre que houver, e links para outras páginas e sites complementares. Para começar a entender como as coisas funcionam, consulte o manual do usuário do MediaWiki, para aprender a criar novas páginas e links e a editar as páginas existentes, sempre no sentido de melhorar o que já existe.

Sejam todos muito bem-vindos.